terça-feira, 21 de novembro de 2017

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, renunciou nesta terça-feira (21), indicou o presidente do Parlamento do país, Jacob Mudenda. Numa carta de renúncia, Mugabe, que ficou no poder por 37 anos, disse que a sua decisão é voluntária. Com a notícia, pessoas foram às ruas do país para comemorar.
"Eu, Robert Gabriel Mugabe, entrego formalmente minha renúncia como presidente do Zimbábue com efeito imediato. Renunciei para fazer uma transferência de poder tranquila", afirmou o presidente de 93 anos, na carta.
O vice-presidente Emmerson Mnangagwa, demitido por Mugabe, deve assumir o poder no seu lugar ainda esta semana, disse o secretário jurídico do partido governista Zanu-PF.
A renúncia foi amplamente comemorada no Parlamento. O anúncio também foi imediatamente comemorado por um ensurdecedor concerto de buzinas na capital Harare. Alguns manifestantes já estavam na rua, pedindo a saída de Mugabe em frente ao Parlamento, que discutia o processo de impeachment. Também houve celebração no centro de Johannerburgo, na África do Sul.
Após o anúncio, Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido, do qual o Zimbábue foi colônia, disse que a decisão oferece uma "oportunidade de um novo caminho livre de opressão". "Como o amigo mais antigo do Zimbábue, faremos o que podemos para apoiar" a transição do país, acrescentou May em comunicado.
Os Estados Unidos disseram que se trata de um "momento histórico" e pediram "eleições livres e justas". "Esta noite marca um momento histórico para o Zimbábue. Quaisquer que sejam os acordos a curto prazo que o governo possa estabelecer, o caminho a seguir deve levar a eleições livres, justas e inclusivas", diz o comunicado da embaixada dos EUA em Harare.

0 comentários:

Postar um comentário

Entrar no Blog

Jornalista Geninho Franco

Arquivos do Blog

Site Nosso Cariús

Plus FM 91.5

Governo do Estado do Ceará / ouvidoria

Sindjorce

Fenaj

Tradutor do Blog

As Notícias Mais Lidas

Total de Visualizações do Blog

Mural de Recados

De Onde Nos Visitam

Compartilhem

Visitantes Online